
“TEJO 2025” –
1ª EXPOSIÇÃO ORNITOLÓGICA INTERNACIONAL C.O.M.
07 a 09 de Novembro de 2025
REGULAMENTO DA EXPOSIÇÃO
Este evento decorre no Pavilhão Multiusos da Vila de Corroios situado na Quinta da Marialva.
A Vila de Corroios situa-se no concelho do Seixal, Distrito de Setúbal, e integra a Área Metropolitana de Lisboa. Faz fronteira a nascente com a freguesia de Amora, norte e poente com o concelho de Almada, e a Sul com o concelho de Sesimbra. “A seis quilómetros de Cacilhas (Almada), a 23 de Sesimbra e a 32 de Setúbal, é atualmente atravessada por importantes eixos rodoviários (Autoestrada do Sul e Estrada Nacional n.º 10) usufruindo igualmente de uma estação na via ferroviária que liga a Margem Sul a Lisboa. A freguesia de Corroios, com uma área de 17,01 km2, apresenta um formato alongado e dista 3,8km da sede de Concelho. É composta por diferentes povoações, lugares ou urbanizações onde se incluem Miratejo, Quinta do Rouxinol, Quinta do Brasileiro, Corroios, Quinta de S. Nicolau, Alto do Moinho, Quinta da Marialva, Santa Marta do Pinhal, Santa Marta de Corroios, Pinhal do Vidal, Vale de Milhaços, Cabouca, Quinta da Aniza, Quinta da Queimada, Quinta da Fábrica, Quinta de Valadares, Marisol e Verdizela.
Depois de ter sido durante 467 anos uma das mais antigas paróquias e freguesias do Termo de Almada, quando se efetuou a reforma administrativa do Liberalismo, que criou o município do Seixal a 6 de novembro de 1836, acabou por ser anexada pela sua vizinha Amora já que possuía um número reduzido de habitantes. A partir de então, e até 1976, Corroios passou a ser um lugar da freguesia de Amora pertencente ao concelho do Seixal.
A 7 de abril de 1976 foi restaurada a Freguesia de Corroios. Em 20 de maio de 1993 foi elevada à categoria de Vila.
Locais a visitar
Moinho de Maré; Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços e Olaria Romana.
1) Organização e Gestão.
A 1ª Exposição Internacional COM “TEJO 2025” é organizada em conjunto pelo Clube de Ornitologia Almadense (COA) pelo Clube Ornitológico de Peniche (COP / PEN) e com a colaboração de AMIGOS ORNITOLÓGICOS.
Os termos e condições de colaboração entre os clubes atrás mencionados constam de protocolo de cooperação celebrado entre estas entidades ornitológicas. No âmbito deste evento serão constituídas as seguintes estruturas:
A - Comissão de Honra
A Comissão de honra será constituída por membros das diversas entidades Ornitológicas Nacionais, entidades oficiais locais e outros convidados. Constitui uma referência institucional do evento.
B - Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora será composta por membros da Direcção do COA, do COP/PEN e conta com a colaboração de associados dos clubes que colaboram neste evento: A sua composição é a seguinte:
Relações Publicas – Eduardo Rana, Sérgio Rodrigues
Secretariado – Eduardo Rana e Sergio
Logística – Alpalhão, João Mateus, juntamente com membros da direção e/ou sócios do COA, do COP/PEN e AMIGOS ORNITOLÓGICOS.
C - Comissão de Controlo e Supervisor COM
Haverá uma Comissão de Controlo que terá a responsabilidade de controlar o cumprimento de normas técnicas e regulamentares definidas no presente regulamento, estando devidamente autorizados ao manuseamento das aves para todas as operações de controlo desportivo.
Será nomeado pela COM/OMJ um elemento do Comité Director da COM ou do Comité Executivo OMJ como supervisor desta Exposição Internacional COM que zelará pelo cumprimento das normas fixadas pela COM/OMJ para as Exposições Internacionais.
2) Admissão de Expositores e de Aves em Concurso
É reservado á Comissão Organizadora do evento, o direito de admissão de expositores e/ou aves no evento.
A organização reserva-se o direito de exigir documentos comprovativos da identificação do criador, no que se refere ao seu STAM e qualidade de membro associado das instituições filiadas na COM - Portugal (FONP ou FOP) ou das COM estrangeiras reconhecidas pela COM-Mundial. Todos os criadores nacionais admitidos terão que estar registados da DGAV ao abrigo do protocolo assinado entre esta entidade e as duas federações. Só serão aceites a concurso aves com anilhas oficiais e do próprio expositor e previstas na Lista de Secções e Classes anexa a este Regulamento. Apenas serão admitidas aves estrangeiras dos países membros da União Europeia, desde que acompanhadas de certificado sanitário veterinário, de documento do CITES, quando aplicável, devendo o seu alojamento e transporte respeitar as normas comunitárias, designadamente, as referentes à saúde e bem-estar animal.
3) Inscrição
As inscrições iniciam no dia 01 de Outubro de 2025
A data limite para o envio das fichas de inscrição de aves é o dia 24 de outubro de 2025.
Podem ser efetuadas via plataforma SISCOM ou pelas tradicionais fichas de inscrição, devidamente preenchidas, que devem ser enviadas para: Email: internacionaltejo@gmail.com
Qualquer que seja o modelo de inscrição, só serão aceites desde que acompanhadas do respectivo pagamento até ao dia 24 de outubro. O valor de cada ave é de 3,5€ .
O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancária para o
IBAN PT 50 0018 000343186790020 34 do COA- Clube Ornitologia Almadense
As inscrições, depois de validadas, serão inseridas no sítio Internet da 1ª Exposição Internacional COM “TEJO 2025”, sendo atribuído um nº de inscrição.
A inscrição só será válida, desde que efectuada na ficha oficial de inscrição da 1ª Exposição Internacional COM “TEJO 2025”, e de acordo com a Lista Anexa das Secções e Classes em concurso, aprovada pela FONP.
Todo o expositor é automaticamente comprador de um exemplar do Catálogo em formato tradicional em papel no valor de 13€.
A organização está devidamente autorizada a divulgar os dados dos criadores.
As inscrições terminam numa de duas situações:
- Na data limite no dia 24/10/2025
- Quando se atingirem as 4.000 aves inscritas
Em ambas as situações o sistema fecha e serão eliminados todos os inscritos que se encontrem com 0 aves. E não serão possíveis mais inscrições.
4) Recepção das Aves
Todos os expositores deverão entregar as suas aves nos dias 02 de novembro, domingo, das 10h00 ás 19h00 e no dia 03 de novembro segunda-feira, das 10h00 ás 19h00, no local da exposição, no Pavilhão Multiusus da Vila de Corrois situado na Quinta da Marialva;
Serão recusadas todas as aves que no momento da recepção apresentem-se doentes ou em mau estado de higiene e limpeza.
Os expositores deverão cumprir as orientações e normas definidas pela organização, no que respeita ao atendimento e colocação de aves nas gaiolas de exposição.
Na recepção das aves, caso alguma das aves inscritas não possa ser apresentada por motivos alheios ao criador, só poderá ser substituída por outra desde que seja da mesma Classe. O expositor é o único responsável pela inscrição das suas aves.
5) Alimentação, Gestão e Disposição das Aves na Exposição
A alimentação das aves, a sua gestão e disposição durante o campeonato é da exclusiva responsabilidade da comissão organizadora.
A organização procurará assegurar as melhores condições de instalação e alimentação de todas as aves presentes, providenciando uma adequada vigilância e segurança. As aves no acto do julgamento devem de ser todas apresentadas aos Juizes com a mistura de sementes. Após o julgamento pode ser colocado a alimentação com mistura granulada.
6) Juízes e Julgamento de Aves
As aves expostas serão julgadas exclusivamente por Juízes OMJ, no mínimo de três países diferentes, incluindo o país organizador, convidados pela organização.
Os julgamentos das aves expostas terão lugar nos dias 04 e 05 de novembro de 2025, e durante o período em que os mesmos decorrem, é expressamente interdita a presença de pessoas na zona reservada aos julgamentos, com excepção dos Juízes e dos elementos da organização credenciados para o efeito.
7) Prémios e Pontuações
As pontuações mínimas e máximas a adoptar na classificação das aves para obtenção de prémios são as fixadas pela COM/OMJ.
Da Secção D à Secção P, as pontuações para prémio são as seguintes:
Pontuação mínima – Classes Individuais – 90 pontos
Equipas – 360 pontos
Prémios
Cada participante receberá um diploma oficial que creditará o Palmarés com todos os prémios obtidos no Campeonato.
Cada premiado receberá uma roseta e uma medalha por cada ave premiada, de acordo com a sua premiação.
Todos os expositores concorrem automaticamente 48 ª EXPOA AVES do Clube Ornitologia Almadense e a todos os criadores premiados vai ser atribuído o premio da 48 ª EXPOA AVES do Clube Ornitologia Almadense este prémio correspondente a todos os prêmios ganhos pelo criador.
A entrega deste prémio será em data a designar, almoço ou jantar, no nosso pavilhão sede.
Os prémios especiais vão ser Roseta FONP, uma Garrafa de vinho e enchido. Podem também nestes premios serem acrescentados prémios à melhor ave por parte de clubes temáticos ou criadores.
Para a atribiuição dos prémios especiais vamos proceder da seguinte forma:
Os Juizes da secção, de todos os 1º classificados de cada classe escolhem a melhor ave, a titulo de exemplo:
De todos os primeiros Mosaico amarelo/vermelho, Machos/Femeas, escolhem o melhor lipocriomo mosaico
De todos os primeiros gloster corona/consorte de todas as classes, escolhem o melhor Gloster
De todos os primeiros mandarins escolhem o melhor Mandarim
Esta escolha feita pelos juízes não tem que ver com a pontuação, mas com a comparação das aves, pode ser escolhido como melhor uma ave que não seja a mais pontuada
Secção D – Canários de Cor
Roseta FONP ao melhor canário Lip. Branco
Roseta FONP ao melhor canário Lip. Amarelo/Vermelho
Roseta FONP ao melhor canário Lip. Amarelo/Vermelho Mosaico
Roseta FONP ao melhor canário Negro Classico
Roseta FONP ao melhor canário Castanho Classico
Roseta FONP ao melhor canário Ágata clássico
Roseta FONP ao melhor Isabel clássico
Roseta FONP ao melhor canário da mutação Pastel
Roseta FONP ao melhor canário da mutação Opala
Roseta FONP ao melhor canário da mutação Feo
Roseta FONP ao melhor canário mutação Satiné
Roseta FONP ao melhor canário da mutação Topázio
Roseta FONP ao melhor canário da mutação Eumo
Roseta FONP ao melhor Melânico Mutação Onix
Roseta FONP ao melhor canário mutação Cobalto
Roseta FONP ao melhor Melânico Mutação Jaspe
Roseta FONP ao melhor Melânico Mutação mogno
Roseta FONP ao melhor Melânico Mutação Satimax
Secção E – Canários de Porte
Roseta FONP ao melhor Arlequim
Roseta FONP ao melhor Poupa Alemão
Roseta FONP ao melhor Irish Fancy
Roseta FONP ao melhor Lizard
Roseta FONP ao melhor London Fancy
Roseta FONP ao melhor Gloster
Roseta FONP ao melhor Crest
Roseta FONP ao melhor Norwich
Roseta FONP ao melhor Rasmin
Roseta FONP ao melhor Border
Roseta FONP ao melhor Fife Fancy
Roseta FONP ao melhor Raça Espanhola
Roseta FONP ao melhor Scoth Fancy
Roseta FONP ao melhor Bernes
Roseta FONP ao melhor Yorkshire
Roseta FONP ao melhor Lankashire
Roseta FONP ao melhor Llarguet Espanhol
Roseta FONP ao melhor Frisado Parisiense
Roseta FONP ao melhor Frisado do Norte
Roseta FONP ao melhor Frisado do Sul
Roseta FONP ao melhor Frisado Fiorino
Roseta FONP ao melhor Gibber Italicus
Roseta FONP ao melhor Giboso Espanhol
Roseta FONP ao melhor AGI
Roseta FONP ao melhor Padovano
Secção FA e FB – Exóticos
Roseta FONP ao melhor Diamante Mandarim
Roseta FONP ao melhor Bengalim do Japão
Roseta FONP ao melhor Diamante Gould
Roseta FONP ao melhor Cardinalito da Venezuela
Roseta FONP ao melhor FB
Secção G e H – Fauna Europeia e Híbridos
Roseta FONP ao melhor Fauna Europeia
Roseta FONP ao melhor Híbrido
Secção I1 e I2 – Periquitos
Roseta FONP ao melhor periquito Ondulado
Roseta FONP ao melhor periquito de Cor
Secção J, K, L, M e N – Psitacideos
Roseta FONP ao melhor Psitacideo de pequeno porte
Roseta FONP ao melhor Psitacideo de médio porte
Roseta FONP ao melhor Psitacideo de grande porte
8) Cedência de Aves Inscritas na Exposição
No caso de assim o desejarem os expositores poderão fixar as condições de cedência das aves em concurso.
No caso de cedência das aves na exposição, será cobrada pela organização uma percentagem de 10% do valor indicado aquando da inscrição das aves
9) Feira de Aves
Em espaço anexo à Exposição Internacional TEJO 2025, haverá uma Feira de aves.
A responsabilidade desta feira de aves será da inteira responsabilidade dos seus promotores, declinando a organização qualquer responsabilidade sobre a mesma. Haverá mesas de cedência de aves, mediante a disponibilidade de espaço no pavilhão, com cerca de 1m2 (1X1) com custo €50.00, existem Stands de 9m2 (3X3) com o custo de € 250,00, valor este, que reverterá para a organização e desde que o solicitem aquando da inscrição das aves. O valor das cedências efectuadas nestes locais reverterá na íntegra para o expositor.
10) Espaços Comerciais
Serão reservadas áreas para efeitos comerciais. A gestão destes espaços comerciais e respectivas condições de funcionamento serão fixados pela Comissão Organizadora e por esta é reservado o direito de admissão.
11) Abertura ao público e acesso à exposição
É reservado á Comissão Organizadora do evento, o direito de acesso do público no evento.
O público terá acesso gratuito à exposição no seguinte horário:
-
Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025, das 15 às 20 horas;
-
Sábado, 08 de Novembro de 2025, das 09 às 20 horas;
-
Domingo, 09 de Novembro de 2025, das 09 às 17 horas;
A cerimónia de abertura oficial decorrerá pelas 18h00m do dia 07 de Novembro (sexta-feira) e contará com a presença de representantes oficiais das entidades locais, bem como representantes da Ornitologia Nacional e Mundial.
12) Entrega de Prémios.
A entrega de prémios do Internacional Tejo decorrerá no local do evento, durante os dias de abertura ao público,
13) Devolução de aves
A devolução de aves cedidas na exposição decorrerá a partir das 17H00m de domingo, dia 09 de novembro de 2025.
A devolução das aves do concurso, decorrerá após o fecho da exposição. A Comissão Organizadora procurará efectuar a devolução de aves de forma expedita e de acordo com as prioridades definidas pela Organização.
14) Convoiagens
Vamos ter 6 convoiagens cujos responsáveis são:
- Vilacova - Zona Norte
- Antonino - Zona Centro
- Sergio Rodrigues - Zona Oeste
- Rui Comqueiro - Zona Sul
- José Anjos - Alentejo
- Luis Pedro Ribeiro - Açores
- Pedro Granito/ João Fernandes - Madeira
Todas as aves transportadas pelos covoiers, so serão devolvidas aos convoieres, todos os prémios e catálogos de exposição das aves vindas nas convoiagens só serão entregues aos convoiers.
15) Gaiolas para gloster, caso os expositores tenham gaiolas de exposição para Gloster, podem trazer e o custo da inscrição passa a ser 3,00€, para todos os expositores que não tragam gaiola oficial o clube providenciará
16) Encerramento
O campeonato será encerrado após a devolução de todas as aves.
17) Disposições Gerais
Por imposição legal nacional, caso não estejam legalizados no ICNF, não serão admitidas em concurso aves da fauna europeias e seus híbridos. Os expositores de aves que careçam de documento CITES deverão ser possuidores dos mesmos, assumindo estes expositores a total responsabilidade pela sua inexistência ou incumprimento das disposições legais em vigor.
A Comissão Organizadora e os clubes FONP que organizam este evento declinam toda e qualquer a responsabilidade em caso de desaparecimento, furto ou morte de aves. Nenhuma indemnização moral ou financeira poderá ser exigida à Comissão Organizadora ou aos clubes FONP, igualmente em caso de aves não julgáveis, desclassificadas e desqualificadas.
É a Comissão Organizadora, a detentora de todos e quaisquer direitos de imagem do evento, estando esta devidamente autorizada a manusear as aves para efeitos de recolha de imagens, comprometendo-se para o efeito, que cada ave será somente manuseada uma única vez. A organização está devidamente autorizada a divulgar os dados dos criadores.
A inscrição e pagamento dos valores devidos implicam a plena aceitação pelos expositores do presente regulamento. Todo o expositor inscrito na 1ª Exposição Internacional COM “TEJO 2025”, ao inscreverem as suas aves, tomam conhecimento deste regulamento e o aceitam, renunciando expressamente a todo e qualquer direito de indemnização, moral ou material, decorrente da sua participação no campeonato, ou resultante das classificações, desqualificações, suspensões, exclusões ou prémios obtidos, comprometendo-se expressamente a aceitar qualquer decisão da Organização, bem como das decisões do Corpo de Juízes e Comissão de Controlo, e disso se declaram cientes para todos os efeitos previstos na Lei.
18) Omissões e casos não previstos
Em qualquer caso não previsto ou omisso, rege a decisão da Comissão Organizadora da 1ª Exposição Internacional COM “TEJO 2025” e a Lei Geral do País.
Almada, 03 de Agosto de 2025